EVENTO GRATUITO
NÍVEL INTERMEDIÁRIO DE CONSCIÊNCIA E O PROCESSO CRIATIVO
Ana Lucia Nascimento
Mestre em Letras e Ciências Humanas; Psicopedagoga; especialista em Estimulação Essencial e Desenvolvimento Infantil (bebês surdos, Instituto Nacional de Educação de Surdos/INES); Pós-graduanda em Neurociências Aplicadas, com ênfase na Aprendizagem – EEFD/UFRJ.
RESUMO:
O Nível Intermediário de Consciência é um espaço potencial, entre a consciência e o inconsciente. Pode ser acessado através da brincadeira - da criança e do adulto, da arte, da filosofia e da religião. O místico acessa esse nível de consciência através da Meditação e do Processo Iniciático. O sonho ocorre também, nesse nível e utiliza a linguagem simbólica, própria do inconsciente.
ÁRVORE DA VIDA E OS NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA
Carlos Hollanda
Doutor em Artes Visuais (Imagem e Cultura)-UFRJ. Mestre em História Comparada-UFRJ. Palestrante em eventos internacionais de Astrologia e de Estudos do Símbolo-UNIPAZ-SC, ASPAS, ECO-UFRJ.
RESUMO
A Consciência sob uma perspectiva Astrológica, Alquímica, Kabbalística e Psicológica. A Árvore da Vida, os princípios da Kabbalah Hermética e os níveis de consciência localizados nos 4 mundos da Árvore. Os paralelos entre a linguagem hermética e astrológica e alguns conceitos em Psicologia Analítica e Psicanálise. Os isomorfismos ou analogias entre os símbolos arcanos e a percepção. Onde se encaixam as noções de Transformação, Transmutação, Morte, Renascimento, Reencarnação e as sobreposições de camadas de Consciência nessa combinação de saberes?
ALÉM DOS LIMITES DA CONSCIÊNCIA
Gilda Moura
Psicóloga clínica, hipnóloga didata de hipnose pela universidade de Lisboa. Escritora, pesquisadora de estados alterados da consciência, conferencista Internacional, especialista no estudo de fenômenos anômalos como contato e abdução com vários trabalhos publicados.
RESUMO
Serão apresentados os novos estudos dos fenômenos anômalos, tais como: contato, abdução, paranormalidade, saída do corpo e outros, sob o foco da consciência. Tais estudos demonstram que para além de nossa percepção consciente acontecem fenômenos muito importantes que afetam o nosso mundo, transformando-o.
Consciência e o Pensamento Religioso no Egito Antigo
Julio Gralha
Professor Dr. em História Antiga e Egiptologia da Universidade Federal Fluminense –ESR, coordenador do Núcleo de Estudos em História Medieval, Antiga e Arqueologia Transdisciplinar – NEHMAAT e do laboratório História, Espiritualidade e Religiosidade – LHER. Coordenador do curso de História da UFF-ESR em Campos do Goytacazes, editor da Revista digital Mundo Antigo, conselheiro e pesquisador colaborador da URCI. Membro do fórum de Licenciatura da UFF.
RESUMO
Nesta conferência trataremos o pensamento do egípcio antigo como uma expressão da consciência. Neste sentido abordaremos práticas mágico-religiosas e conceitos aparentemente opostos, mas que são complementares (existência e não-existência; ordem e caos, e etc). Pretendemos analisar estes aspectos por meio do binômio ciência e espiritualidade e quando possível com os fundamentos Arqueoufologia.
Cérebro, consciência e mente: definições iniciais conforme a ciência hoje
Marcos Vieira Ferreira
Mestre pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), em Neurofisiologia da Ação Voluntária e da Deliberação. Professor da Faculdade de Medicina-UFRJ-Macaé. Coordenador do Serviço de Anestesiologia-Instituto de Neurologia Deolindo Couto-INDC/UFRJ. Coordenador do Serviço de Anestesiologia-Instituto de Psiquiatria do Brasil-IPUB/UFRJ.
RESUMO:
Cérebro, consciência e mente: antes conceituados em separado, na verdade as três estruturas se desenvolvem em contínua interdependência ao longo da história humana e de nossa vida. Longe de caráter sólido e estático, devem ser entendidos como estruturas dinâmicas e vivas que se apresentam em contínua e incessante formação da nossa singularidade, como uma pintura impressionista, que se findará com a morte. É justamente que nos faz sujeitos na existência, cada um com uma visão da realidade.
A consciência e o conceito de vortex nos transaberes
Nelson Job
Atrator dos Transaberes. Doutor-HCTE/UFRJ. Psicólogo. Autor do livro Ontologia Onírica.
RESUMO:
Se todos somos Um, como conceber a Consciência a partir da Unidade? Como lidar com essa unidade de Consciência e cosmos à luz da transdisciplinaridade? Para realizar essa travessia conceitual, vamos utilizar os “transaberes”, ou seja, o transdisciplinar na vida, para repensar a Consciência, sua relação com os saberes e a partir dessa relação, conceituaremos o novo conceito de “vortex”.
Os arcanos do tarô e os níveis de consciência
Pablo Santos
Doutor em Educação. Professor Associado-UFF. Líder do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas e Instâncias de Socialização-Polis/UFF.
RESUMO
Será abordada a relação entre os arquétipos do Tarot e os níveis de consciência, de modo a correlacionar os Arcanos Maiores e Menores à Jornada do Ser Humano rumo ao despertar progressivo da alma em seus múltiplos estados de consciência.